Barbara Sol
Biografia
Bárbara Sol é uma talentosa violoncelista e professora de música, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2022, e atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Música (PPMUS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Iniciou os seus estudos de violoncelo em 2012, em Cuiabá - Mato Grosso, através do Instituto Ciranda - Música e Cidadania. Desde então, tem vindo a aperfeiçoar a sua técnica através de masterclasses em diversos festivais de música, tais como o Festival de Música nas Montanhas, Gramado in Concert, Festival de Música de Campos do Jordão, Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas, Violoncelada, Festival de Violoncelos de Ouro Branco, Vibrante, Mostra de Violoncelos de Natal, entre muitos outros espalhados pelo Brasil.
Bárbara frequentou a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) através de um programa de mobilidade académica entre a UFMT e a UFU, integrando a turma de violoncelos de 2017 a 2018. Entre 2018 e 2021, foi aluna do professor David Gardner, como parte do programa de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde 2023, tem o privilégio de estudar sob a orientação do professor Fábio Presgrave.
Com o nome artístico Bárbara Sol, exerce atualmente a função de professora de violoncelo, desenvolvendo um trabalho de ressignificação dos métodos de ensino musical, incorporando elementos do contexto social e das experiências de vida dos seus alunos, quer em aulas de grupo, quer em aulas individuais. Esta abordagem pedagógica tem permitido que os seus alunos estabeleçam uma relação mais construtiva com o violoncelo.
Bárbara fez parte da equipa de professores do Programa de Extensão “UFMT com a Corda Toda” (de 2016 a 2019), do Instituto Ciranda (de 2018 a 2023), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), no programa de Extensão “Pauta Viva” (de 2015 a 2017 e em 2022), e da Orquestra Infantojuvenil do Projeto de Extensão da UFRN (2024).
Para além das inúmeras aulas de grupo de violoncelo, em 2019, Bárbara realizou a iniciativa “Violoncelo no Parque”, uma acção que promoveu a união e deu visibilidade aos violoncelistas de Cuiabá - MT e arredores, no Parque Mãe Bonifácia. Nesse mesmo ano, fundou com a Profª. Drª. Flávia Vieira o projeto de extensão da UFMT “+CELLOS” (Grupo de Violoncelos da UFMT).
A violoncelista já atuou com as principais orquestras e grupos de câmara de Mato Grosso e Rio Grande do Norte, e integrou o violoncelo em diversos estilos e formações musicais, desde quartetos de cordas eruditos até à música popular brasileira. Atualmente, Bárbara tem explorado o mundo da música contemporânea, acrescentando novas dimensões à sua carreira artística.